30 novembro 2015

Ainda a propósito da quadratura Neptuno/Saturno…

Neptuno dá uma volta completa no Zodíaco em 169 anos, dependendo do tamanho da casa onde se encontra em trânsito no seu mapa Natal, estamos a falar de um período que pode demorar cerca de 13 a 16 anos.

Como se trata de um trânsito lento, e isto também se aplica aos restantes planetas lentos, à medida que o planeta se instala na casa onde transita, pode ser que nem nos recordemos diariamente do seu efeito naquela área de vida. Mas ele está lá, e está para ficar… Enquanto avança no trânsito vai contactando outros planetas Natais, ou, se no céu outros planetas os aspectam, nós voltamos a sentir intensamente os seus efeitos nas nossas vidas.

Com Neptuno o efeito do esquecimento ainda é maior, pela sua capacidade dissolvente, mas ninguém pode fugir, e todos vamos acabar diferentes na área de vida de que trata a casa transitada.
Por onde Neptuno transita ele pretende espiritualizar essa área de vida, é onde somos impelidos a alcançar o toque de Deus.
Por onde Neptuno passa ele dissolve todas as estruturas egóicas que nos limitam e não nos permitem sentir a alma do mundo dentro do espírito que somos todos Um.

Neptuno dissolve, desconstrói, corrói e isso pode acabar sendo altamente perturbador. É lento é silencioso, mas implacável.

A consagrar esta quadratura está Saturno!

Saturno leva cerca de 29 anos a completar uma volta ao Zodíaco, o que pode dar uma media de cerca de 3 anos na casa onde se encontra a transitar o nosso mapa Natal, dependendo do tamanho da mesma.

Saturno por onde passa quer estruturar essa área de vida. Ele quer dar forma, ele define, ele mostra-nos as nossas limitações e medos que nos impedem de crescer e ser responsável. Saturno quer trabalhemos arduamente nessas mesmas limitações.

Saturno é o tempo, Neptuno é intemporal, Saturno dá forma, Neptuno dilui a forma, Saturno é concreto, Neptuno é a imaginação.

Como já havia dito no artigo anterior trabalhar estas duas forças propostas em quadratura pelo universo não é tarefa fácil!

A realidade e o sonho entram em conflito. Derrapam! Alguns sonhos que seguramos tão preciosamente vão colapsar, Saturno irá colocar a descoberto a impraticabilidade dos mesmos.

Esta quadratura vai como que encostar-nos entre a espada e a parede de forma a sairmos da negação.

A quadratura entre Saturno e Neptuno vai obrigar cada um de nós a erguer-se e enfrentar a nossa realidade, e este pode ser um processo duro e doloroso.

Algumas estruturas que tomávamos como garantidas nas nossas vidas podem durante esta quadratura ruir. Saturno vai obrigar-nos a olhar para as questões Neptunianas que temos vindo a alimentar. Os óculos cor de rosa com que as vezes observamos certas áreas da nossa vida vão ficar tão riscados, que o melhor é aceitar que os temos de colocar no lixo.

Seja honesto consigo mesmo, é isso que Saturno quer, e olhe para área de vida onde Neptuno transita, e tome consciência se está a nutrir o sentimento de vítima, que tipo de sonhos irreais tem estado a alimentar, que tipo de sentimentos de perda ou desilusões tem de abandonar, curar, para poder avançar. Esta quadratura não vai permitir que continue a tapar o sol com uma peneira… se me faço entender.

Na casa onde Saturno transita no seu mapa é lhe pedido que trabalhe arduamente para encontrar a direção da sua vida. Tome as rédeas e deixe de andar ao sabor das correntes, essa é a mensagem.

É importante não perder a fé. Saturno é persistente é duro, é muitas vezes cansativo, e pode ser um desespero conviver com a dura e crua realidade que temos de abandonar certos sonhos que carregávamos há tanto tempo. Mas Saturno também dá forma, maturidade e perseverança para que os sonhos e ideais (Neptuno) que sejam realmente importantes possam agora tomar forma e concretizar-se.

Esta energia com que vamos conviver durante praticamente todo o ano de 2016 é dura. Muitos dos nossos sonhos podem ruir, mas outros podem emergir, e com honestidade para connosco próprios podemos fazê-los existir. 

Sem comentários: