28 dezembro 2007

Um olhar sobre 2008 – o ano do “realismo categórico”



Por Magda Moita, Frederico Saraiva e António Rosa

Viveremos um ano em que o realismo categórico vai imperar devido à presença de Júpiter, Saturno e Plutão no elemento Terra. No entanto, só o mapa natal de cada pessoa é que determinará as ocorrências pessoais em 2008. Aqui, apenas estamos a verificar as energias principais que serão desenvolvidas ao longo deste ano.

O novo ano de 2008 começa claramente sob a influência do elemento Terra, e em especial, sob a liderança de Capricórnio. É o “realismo categórico” a funcionar, devido à presença de Saturno em Virgem e Júpiter e Plutão em Capricórnio. Touro estará, aparentemente, mais aliviado. Sol e Mercúrio, no início do ano estão em Capricórnio e Plutão juntar-se-á a partir de 26 de Janeiro, estando já está a activar este signo.

Plutão está a activar de tal maneira o signo de Capricórnio, que o exemplo nacional mais visível é o “caso BCP”. A “velha” autoridade dentro do maior banco português está a ser substituída, à força, por “ordem” do Banco de Portugal. Plutão limpa, regenera e transforma. Isto não significa que a “nova” autoridade nesse banco, seja definitiva e duradoura. Nada mesmo. Veremos…

Júpiter esteve quase todo o ano de 2007 em Sagitário, signo do qual é regente, e, ao entrar em Capricórnio a 19 de Dezembro, perdeu poder, brilho e fulgor. O benfeitor e expansivo Júpiter está contrafeito, não pode distribuir tantas benesses pelo “pedaço” como gosta de o fazer. Júpiter quando se encontra no signo regido por Saturno, está em “queda”, uma energia que não lhe é nada favorável, ficando numa situação de enorme debilidade. E esta situação vai ser sentida em 2008.

Mas não é caso para ficarmos infelizes e pensarmos que o futuro é negro. É a aprendizagem de vivermos com a prudência e objectividade necessária, com os pés bem assentes na terra. Capricórnio e os planetas que lá estarão, encarregar-se-á de que assim seja.

Um planeta em queda fica à mercê do regente do signo onde se encontra, confundindo os seus objectivos. Neste caso concreto, Saturno é o regente de Capricórnio, pelo que influenciará o expansivo Júpiter, contribuindo para confundir os objectivos deste planeta. Para além de, como se sabe, Saturno estar em Virgem, outro signo do elemento Terra.

Neste caso específico [Júpiter em Capricórnio], que significa isto de "confundir os seus objectivos"? Tão simples como isto: que Júpiter, em vez de ampliar horizontes procurando novas verdades, como habitualmente faz, põe a sua capacidade ao serviço das razões do consenso, do paradigma aceite pela sociedade da época. Diminui a sua capacidade expansiva, tornando-se mais pragmático, mais terra-a-terra.

Em Janeiro, quando Júpiter a 7º de Capricórnio, realizar o trígono a Saturno em igual grau de Virgem, talvez sintamos que as perspectivas se estreitaram e que, em nome do pragmatismo próprio do elemento Terra, restam poucas opções para não estar de acordo. Júpiter, por estar em “queda” sentir-se-á inclinado a cumprir os objectivos de Saturno, em vez dos seus próprios. Estejamos atentos e, sobretudo, serenos. Não vejamos fatalismos, aqui.

A ideia que temos – e não há garantias de coisa nenhuma – é que este mesmo Capricórnio, o signo do reconhecimento, da perfeição, dos grandes negócios, da condução exigente dos estados, da condução do mundo, sentir-se-á muito afectado pela presença de Plutão - a iniciar um mini-ciclo de cerca 250 anos de grandes transformações para todo o planeta - e a não menos significativa presença de Júpiter em queda, não indica nenhum crescimento normal na economia mundial. Pelo contrário, parece que assistiremos a uma clara diminuição nesse sentido.

O recente relatório da Economist Inteligence Unit” faz essas mesmas previsões, chegando ao ponto de indicar que os EUA e o Japão poderão, eventualmente entrar em recessão.

Portugal não escapará a esta contenção global, no entanto, conta com uma particularidade especial, se os homens e mulheres que governam o país, as instituições e as empresas souberem actuar com as cautelas necessárias: Portugal é do signo Peixes e este signo tem Júpiter como co-regente. Essa particularidade será benéfica para o nosso país.

O resto que possa acontecer – as virtudes e asneiras habituais - é coisa do Homem. Não esqueçamos que o signo Peixes é um caso especial, pois nunca tem nenhum planeta em queda. Países como a Índia, México, Holanda, Afeganistão, Albânia, Panamá, China e Escócia serão notícia nas manchetes mundiais. E não pelas melhores razões.

As pessoas dos signos de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio – por receberem trígonos de um Júpiter aprisionado na sua queda em Capricórnio, serão confrontadas com uma realização pessoal mais exigente, tudo será mais esforçado, as coisas concretizam-se à conta do esforço pessoal e de muito trabalho. Obviamente, só o mapa natal de cada pessoa é que determinará as ocorrências pessoais em 2008.

Vamos agora para aquilo que realmente interessa à maioria das pessoas – as previsões para os seus signos, avisando desde já que são previsões insuficientes e muito generalistas.

Carneiro – Um dos signos mais afortunados em 2007, viverá um ano mais contido, em que as questões de trabalho poderão ser as mais delicadas pois sentirão a influência de um quincúncio de Saturno ao Sol natal. Júpiter em Capricórnio fará uma quadratura ao Sol, dando-lhes uma imagem mais sábia e serena.

Touro – Este signo, que passou por dificuldades em 2007, verá recompensados os seus esforços em 2008, pois a maioria dos planetas fará aspectos muito favoráveis a este signo. Júpiter oferecerá uma visão superior e mais nítida, aumentando o positivismo deste signo.

Gémeos – Para as pessoas deste signo, digamos que os assuntos irão correr com grande contenção pois convém não esquecer que Saturno fará uma quadratura ao Sol, pelo que se esperam momentos mais tensos. Neptuno estará presente ao longo do ano, pelo que verão aumentada a sua intuição e visão ampla das coisas. Tendências a libertarem-se de assuntos ligados com a justiça.

Caranguejo – Devem evitar os excessos de confiança e não se meterem em aventuras inesperadas, pois a tendência geral não é muito animadora. Um ano de intenso trabalho que será muito esforçado. Saturno imprimirá um sentido mais prático e reflexivo da vida.

Leão – As pessoas deste signo poderão respirar de alívio, pois desaparecerão, como por encanto, as dificuldades ocorridas nos últimos 2 anos devido à presença de Saturno em Leão. Júpiter em quincúncio ao Sol leonino prevê maiores facilidades nas questões laborais e de saúde.

Virgem – A recomendação para as pessoas deste signo é que este ano deve ser encarado como um período para criarem as suas fundações, especialmente nos seus projectos pessoais mais vastos. É a hora de semear, de ser a formiguinha trabalhadora, criar condições. Tudo desabrochará em 2009, com muita luminosidade.

Balança – Todas as dificuldades sentidas em 2007 serão amenizadas em 2008. Será um erguer da cabeça, um respirar mais tranquilo, uma esperança que se avizinha. Recomendamos que solucionem questões pendentes com a Lei.

Escorpião Será um ano especial para este signo. Apresenta-se como o início da colheita do que semearam em épocas anteriores. Estarão bastante enérgico, muito vitalizados, desde que saibam dosear o excesso de imaginação a que terão tendência, para não prejudicar a concretização dos seus planos.

Sagitário – Os sagitarianos perderam a preciosa ajuda de Júpiter, que permaneceu neste signo em 2007. É chegada a hora de afastarem do seu horizonte as ideias pessimistas que insidiosamente poderão ter-se instalado. Os negócios estarão favorecidos, com tendência a perderem o controle dos custos.

Capricórnio – Mais acima, já escrevi demasiado sobre este signo, pelo que apenas acrescentarei isto: estão reunidas as condições para criarem as raízes necessárias para um projecto de vida duradouro, desde que não percam atitude positiva. Serão os senhores do momento, desde que haja rigor, planificação, cuidados e muito amor no que fazem.

Aquário – Este é um dos signos mais favorecidos. As dificuldades de 2007 darão lugar a um 2008 mais sereno, de transição na preparação das suas fundações, desembocando num 2009 pletórico e maravilhoso. Será o grande signo em 2009, quando Júpiter entrar nesta zona do Zodíaco. Ninguém os agarrará.

Peixes – Este signo será dos que sofrerá maior instabilidade ao longo de 2008. Saturno fará oposição a uma parte considerável nos nascidos neste signo, pelo que sentirão um refrear nos seus projectos pessoais. É uma época para cuidarem da suas fundações, mais do qualquer outro signo.

Repararam que não referi uma só vez as questões amorosas nos signos? Isso ficará ao vosso cuidado pessoal.

Paz e felicidade para todos.

Sem comentários: